Salário Família 2019 – Quem tem direito a receber? Confira!


O salário família 2019 é um programa cujo benefício é concedido pela Previdência Social, através do Governo Federal, e que, infelizmente, ainda é desconhecido por muitos brasileiros, principalmente por aqueles cujo o programa foi criado para atender.


Salário Família

Esse beneficio tem como objetivo claro ajudar as famílias brasileiras em situação de baixa renda, ou seja, as que recebem até duas vezes o valor do Salário Mínimo 2019, para o sustento de seus familiares com idade de até 14 anos.


Se por acaso você se enquadra ou conhece alguém que atende aos requisitos exigidos pelo programa pode se inscrever e solicitar o benefício.

É fato que existem diversos programas sociais no Brasil para auxiliar famílias que vivem em baixas condições de renda e com isso diminuir um pouco a desigualdade social, e um desses programas é o salário família 2019.

Caso você ainda não tenha conhecimento sobre esse beneficio ou possui dúvidas sobre como receber, qual o valor ou quem possui direito ao salário família 2018 acompanhe as próximas linhas desse artigo.

Salário Mínimo 2019

Alinhado a Constituição de 1988 do Brasil, o salário mínimo tem como missão suprir todas as principais necessidades básicas de um cidadão brasileiro, como alimentação, educação, moradia, higiene, transporte, previdência social, entre outros benefícios para um trabalhador e a sua família.

Com relação ao valor estabelecido, esse é normalmente e anualmente reajustado por meio do governo federal. E já em relação a sua origem, ele entrou em vigor no país desde maio de 1940 durante o governo de Getúlio Vargas.

Qual será o aumento do salário mínimo para 2019?

A expectativa do reajuste do salário mínimo para o ano de 2019 pode chegar a cerca de R$ 1.006 (mil e seis reais). Inserindo a garantia do acréscimo de 2,5% no Produto Interno Bruto (PIB) 2019. De acordo com a proposta realizada ao Congresso Nacional.

Porém, o governo federal ainda não se pronunciou quanto ao reajuste do valor para 2019, uma vez que, o valor proposto pode sofrer alteração na previsão da inflação de 2018. Caso o valor seja confirmado, pela primeira vez na história o salário mínimo ultrapassará a marca de R$ 1.000,00 (mil reais).

O reajuste do salário mínimo 2019 respeita a uma formula alinhada ao resultado do Produto Interno Bruto do país (PIB) de dois anos antes, em conjunto com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ao ano antecedente.

Salário Família 2019 – Quem tem direito a receber? Valor

Para as famílias que se encontram em uma situação financeira delicada, o salário família pode vir em boa hora. Para ter direito ao salário família 2019 é necessário que atenda aos critérios estabelecidos pelo INSS, a seguir trouxemos para você quais são eles, veja:

Trabalhadores com filhos, enteados ou tutelados com idade máxima de até 14 anos;
Trabalhadores com filhos em situação de invalidez independente da idade;
Trabalhadores rurais (empregado rural ou avulso) que se aposentou com 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher);
Trabalhadores avulsos ou empregados que esteja em atividade;
Trabalhadores avulso ou empregados aposentados por idade, invalidez ou com auxílio doença;
Aposentados (tanto empregador quanto trabalhadores avulsos) quando completar 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher).

Como Receber Salário Família 2019?

Se você atende aos requisitos acima, então tem direito de receber o salário família 2019. Para isso é necessário se inscrever apresentando junto a Previdência Social de sua cidade os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Documento de Identidade com foto;
  • Termo de Responsabilidade;
  • Caderneta de vacinação dos filhos com idade até 6 anos;
  • Certidão de nascimento dos filhos, enteados e tutelados (original e cópia autenticada);
  • Se possui filho com invalidez levar a avaliação da pericia médica do INSS;
  • Comprovante de frequência escolar dos filhos com idade entre 7 e 14 anos;
  • Requerimento de Salário família.

Valor do Salário Família 2019

O valor do Salário Familia, é pago pelo programa e estabelecido pela Previdência Social, a cada ano é liberada uma tabela atualizada com os valores reajustados de acordo com a média salarial dos beneficiados.

Tabela do salário família

Há informações importantes sobre o salário família 2019 que também valem a pena ressaltar que são:

  • Os dois pais possuem direito ao benefício desde que atendam os requisitos;
  • Caso tenha o salário família suspenso por falta de renovação os valores serão pagos assim que a situação for regularizada;
  • É considerado como remuneração mensal o valor total do salário de contribuição quando o cidadão exerce mais de uma atividade;
  • Se já possui algum benefício da Previdência Social o salário família 2019 será efetuado como acréscimo no benefício que já possui.

Caso tenha gostado do nosso artigo sobre Salário Familia 2019 não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar nas redes sociais, caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.