Renda Cidadã 2019: Quem direito, como se inscrever e mais!


Renda Cidadã 2019 – Assim como o Bolsa Família, uma transferência de renda do governo federal para famílias carentes, os governos estaduais também criaram outras alternativas para ajudar famílias que estão na pobreza e que não tem condições de se sustentarem sozinhas.


Renda Cidadã

Uma dessas iniciativas é o Programa Renda Cidadã 2019, implementado por diversos governos estaduais, como São Paulo e Goiás.


Renda Cidadã 2019 também funciona como transferência de renda para famílias pobres, distribuindo uma renda mensal para elas. A Renda Cidadã serve como uma complementação de renda para famílias que tem um salário de até um quarto do salário mínimo atual.

Quem tem direito a Renda Cidadã

Para ver se tem direito ou não ao programa, é preciso que a família saiba quais são as regras do mesmo e se enquadra nelas. Veja a seguir:

  • A família precisa morar no Estado de São Paulo;
  • A renda da família deve ser de no máximo um quarto do salário mínimo atual;
  • O responsável deve estar cadastrado no CadÚnico, um cadastro do governo federal comprovando a sua situação socioeconômica.

O programa Renda Cidadã é uma criação do governo estadual de São Paulo que tem o objetivo de ajudar famílias carentes que estão abaixo da linha da pobreza e combater a desigualdade social. Essa renda tem o intuito de garantir uma melhor qualidade de vida para essas pessoas. Para mais detalhes sobre o programa, confira a página oficial no site oficial do Governo de São Paulo.

Como se Inscrever no Renda Cidadã

Para inscrever a sua família neste programa social, é preciso que o membro responsável pela família vá até uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social, conhecido como CRAS do Estado de São Paulo e leve documentos oficiais de todos os membros da família.

  • O responsável pela família deve comparecer ao CRAS portando os documentos de identificação de todos os membros de sua família;
  • Levar comprovantes de renda mostrando quais são as rendas de cada membro familiar;
  • Levar comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes da família (caso houver);
  • Carteira de vacinação em dia das crianças e adolescentes da família.

Valor da Renda Cidadã

Cada família ganha uma ajuda de custo pelo programa Renda Cidadão do Estado de São Paulo no valor de R$ 80 reais por mês. Esse valor pode ser acrescentado por outras ajudas de custo, desde que não ultrapasse o teto máximo estipulado por cada cidade.

O valor é depositado todo mês na conta informada no momento da inscrição no programa. Essa conta deve ser do responsável da família.

Cartão Renda Cidadã

Após o responsável cadastrar a sua família no programa Renda Cidadã, o seu pedido, juntamente com todos os documentos oficiais e comprovantes irão ser encaminhados para um órgão responsável do governo do Estado de São Paulo para aprovação ou não da família a receber o benefício.

Se a família for aprovada, vai chegar no endereço cadastrado um cartão Renda Cidadã para que o responsável possa sacar o seu benefício todo mês. O calendário da Renda Cidadã pode variar de acordo com o município que a família se encontra cadastrada.

Normalmente os saques são feitos nas agências do banco do Brasil. Para o saque o responsável deve levar um documento oficial com foto e o seu cartão Renda Cidadã para maior segurança do próprio membro e sua família, do programa e do governo de São Paulo.