4 dicas de como escolher o tamanho do coletor menstrual

Parabéns por ter feito essa escolha de mudar seu tipo de absorvente no dia a dia! Usar coletor menstrual é sinônimo de conforto, economia e até mesmo sustentabilidade com o meio ambiente. Mas saiba desde já que não existe um padrão para esse produto.

Quando você chegar na loja para comprar, física ou online, você vai notar que existem tamanhos variados, então você deve saber qual comprar.

E foi para isso que preparamos esse artigo rápido com dicas para te ajudar a escolher o tamanho certo do seu coletor menstrual!

coletor menstrual

  1. Descubra a altura do colo do seu útero

Os modelos variam de acordo com a altura do útero da mulher. Quem tem o útero mais alto consegue usar qualquer modelo, mas quem tem útero mais baixo influencia muito na escolha.

Para descobrir qual a profundidade do seu útero, faça este pequeno teste:

Lave bem as mãos, deite numa posição confortável na horizontal, insira o dedo médio ou indicador no seu canal vaginal e deslize para cima até que você sinta o colo do útero; o toque parece como a pontinha de um nariz; assim que encostar lá dentro, note quanto do seu dedo foi inserido: se foi inserido até a primeira articulação, seu colo é baixo; se foi além da primeira articulação, seu colo é médio; se foi além da segunda articulação, seu colo é alto.

  1. Como é seu fluxo menstrual?

O coletor menstrual também varia de acordo com o fluxo menstrual, que tem relação direta com a capacidade do produto.

Nas embalagens vem dizendo Leve, para fluxos leves a moderados; Normal, para fluxos leves, moderados e intensos; e Intenso, para fluxos muito intensos. Claro que a menstruação varia de intensidade, mas tenha como base seu tipo de fluxo mais comum.

  1. Para virgens e iniciantes

Para as meninas que menstruaram recentemente que já querem se aventurar no copinho, tudo bem também, basta escolher um coletor do tipo Leve, que é mais compacto e fácil de usar.

Meninas virgens também, que ainda se sente inseguras, saibam que o coletor não tira a virgindade, é seguro de usar, e também pode ser o do tipo Leve.

  1. Saiba sua musculatura pélvica

Com o avanço da idade, a musculatura pélvica perde mais fácil a tonicidade, assim como quem tem teve filhos sabe que a musculatura não fica tão forte e firme como antes. Sendo assim, o ideal é usar tamanhos maiores nesses casos. E já para quem ainda é jovem, tem a musculatura interna forte e firme, os modelos menores se encaixam com melhor firmeza.

Achou confuso? Calma! Esses detalhes só serão estudados uma vez, afinal você vai passar a saber qual o melhor para se comprar.

Se você já vem pesquisando sobre o produtos, marcas e tamanhos, já viu que também existe o tamanho Normal; este tende a se adaptar à maioria das pessoas, não funcionando apenas para casos muito específicos, como o exemplo de já ter passado por um parto.

Sendo assim, é uma boa forma de começar! O uso de coletor menstrual é muito relacionado a conhecer o próprio corpo e realizar testes, portanto você vai se adaptando até perceber que já ama o coletor e não vive mais sem ele. Tenha paciência na hora de escolher, de aprender a usar, higienizar e tudo mais. Vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *